L’italiana in Algeri – Theatro São Pedro

Cenografia – Desenvolvimento do projeto de cenografia para a Ópera L’italiana in Algeri de Rossini, de acordo com a concepção da diretora cênica Livia Sabag. A proposta visava uma atualização da obra de Rossini, com cenários simples e funcionais, que se transmutassem em 4 ambientes diferentes: o terraço de Mustafá e Elvira, o Porto onde ocorria o desvio de mercadorias roubadas e tráfico de pessoas, o galpão/escritório de Mustafá e por fim o navio, meio de fuga dos italianos. Todas as mudanças de cenário deveriam ocorrer diante do público com a equipe técnica se misturando aos elenco, caracterizados como trabalhadores do Porto ou funcionários de Mustafá. A construção do cenário deveria ter poucos elementos devido a limitação de orçamento e espaço reduzido das coxias do Theatro São Pedro.

Teaser L'Italiana in Algeri | Daniela Gogoni, cenógrafa

Se você já assistiu a L’Italiana in Algeri no #NossoTheatro, com certeza percebeu que os belos cenários são um personagem à parte na ópera. Além de atualizar o clássico de Rossini para os dias de hoje, mantendo a dinâmica ágil e cativante da trama, a cenografia – e as trocas de cortina aberta – também provoca o público, desfazendo os limites entre teatro e cena, realidade e ficção. E quem está por trás de tudo isso é Daniela Gogoni, supervisora técnica do Theatro São Pedro. Com grande experiência em produções de ópera, Daniela assina sua primeira cenografia em L’Italiana in Algeri, levando ao palco do #NossoTheatro a Argélia imaginária concebida pela encenadora Livia Sabag. Confira no vídeo o depoimento de Daniela Gogoni, e seu cenário em ação!L’Italiana in Algeri fica em cartaz no Theatro São Pedro até o dia 11 de agosto! Os ingressos vão de R$ 30 a R$ 80 e estão à venda na bilheteria do teatro ou pelo site: theatrosaopedro.byinti.comGaranta o seu e venha conferir de perto um dos espetáculos do ano!

Posted by Theatro São Pedro on Monday, August 5, 2019

Concepção e encenação: Livia Sabag
Cenografia: Daniela Gogoni

“É impossível pedir melhor direção cênica do que a que Livia Sabag concebeu, e cenários mais engenhosos do que os de Daniela Gogoni… As soluções surgiam espontâneas, fluindo, convincentes. As metamorfoses do cenário também ocorreram com destreza, o que tornou o espetáculo ainda mais leve.

Em suma, creio que se trata da melhor apresentação de ópera que vi este ano em São Paulo.” Jorge Coli – Concerto 

Daniela Gogoni - cenógrafa, cenografia, escenógrafa, set designer, scenography.

Foto: Heloísa Bortz“Rara vezes uma montagem de ópera acertou tanto quanto “L’Italiana in Algeri” de Rossini apresentada no Theatro São Pedro/SP. 
A começar pela produção que conta com cenários simples, eficientes, modernos e atuais...

O Theatro São Pedro prova mais uma vez que grandes montagens de óperas não precisam de diretores que inventam modas e solistas estrangeiros caros. Menos é mais, venceu a simplicidade unida a competência dos profissionais envolvidos. Até o presente momento é a melhor ópera do ano apresentada em São Paulo.” Ali Hassan Ayache – Ópera, Musical & Ballet

Daniela Gogoni - cenógrafa, cenografia, escenógrafa, set designer, scenography.

Foto: Heloísa Bortz“Em sua concepção para a montagem em cartaz no Theatro São Pedro, a encenadora Livia Sabag imagina uma Argel mais próxima dos dias atuais e com características que poderiam ser associadas a muitos lugares…

Os cenários de Daniela Gogoni constituem um dos pontos mais gratificantes desta montagem… revelam uma artista criativa, que pode significar um sopro de renovação em um mercado muito concentrado, já que se pode contar nos dedos de uma única mão os cenógrafos que trabalham constantemente com ópera no Brasil.” Leonardo Marques – Movimento 

Daniela Gogoni - cenógrafa, cenografia, escenógrafa, set designer, scenography.
Foto: Heloísa Bortz

“Observar la capacidad de la ópera para tratar temas difíciles es estimulante. Pero tendría poco sentido si, en el escenario, el espectáculo no funcionara. Pero funciona, con un concepto inteligente y un logro eficiente, en el que se destaca la hábil dirección de actuación, que alcanzó su punto máximo en la escena final del primer acto, en el que el trabajo cuidadoso del movimiento logra un resultado simple y efectivo.” João Luiz Sampaio – Scherzo

Daniela Gogoni - cenógrafa, cenografia, escenógrafa, set designer, scenography.
Foto: Heloísa Bortz